WELCOME...

Sejam todos bem vindo ao novo blog que será um sucesso e sensação para todos da área de TI. Garanto que até os mais experientes ficarão surpresos e gostarão da novidade.
Este Blog é destinado aqueles usuários domésticos ou profissionais de TI que sempre tem uma duvidazinha sobre um assunto qualquer, sabe que é fácil de solucionar, mas passa horas procurando a solução... rsrsrs... Coisas do mundo da informática. Enfim, sejam todos bem vindos, porque eu sou usuário, mas sou avançado!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Computador reiniciando sozinho?

Iai pessoal boa noite, como vão... Estou aqui novamente com uma dica muito legal sobre Windows para vocês que são usuários avançados. Algumas pessoas (eu por exemplo), já se pegaram em uma situação , no mínimo, engraçada de ver seu computador reiniciando sozinho com um erro do Windows certo?! Bom sei que sim. Para quem ainda não fez parte desse grupo peculiar, vale a dica também. Bom todos nós já sabemos que o Windows é um ótimo sistema operacional, isso sem dúvida alguma, porém em certas ocasiões deixa a gente de calças curtas, seja por um problema de hardware ou software, o sistema decide simplesmente reiniciar, e o pior, sem nenhum pudor, não dá a mínima para enviar uma mensagem dizendo qual o motivo do seu “crash”!
Bom para essas circunstâncias que posto agora uma dica que pode vir a ajudar e muito!
Caso seu computardor esteja em situação duvidosa e reiniciando por alguma razão, você pode alterar uma opção no registro ou mesmo em “propriedades do sistema”. Vamos ao passo a passo.
Obs.: Esse post foi feito em cima de um Windows 7. Para outras versões de Windows, creio que o processo seja similar ou até mesmo idêntico.
Alterando configurações via janela:
Clique com botão direito em “meu computador” à “propriedades” à guia “avançado”
Clique em “configurações” do campo “Inicialiação e Recuperação”

Agora desmarque a opção “Reiniciar automáticamente” e marque a opção “Gravar um evento de log no sistema”
Pronto. Alteração efetuada. Caso ocorra algum erro no seu sistema, você poderá verificar nos logs de sistema se há algo relacionado à hardware ou software, como um erro inesperado, etc. Vale lembrar que o S.O. não irá reiniciar automaticamente e para isso você precisará verificar os logs com mais frequencia. Na verdade esta dica é muito mais útil para ser feita, caso haja algum problema com seu computador, assim você não ficará de mãos atadas.
Bom vamos ao modo número 2:
Clique em “iniciar” à digite “regedit.exe” na caixa de dialogo e pressione “enter”
Navegue até a seguinte chave:
Hkey_Local_Machine\System\CurrentControlSet\Control\CrashControl
Altere o valor da chave “AutoReboot” 0 para desabilitar ou 1 para habilitar.
Para alterar opções dos logs:
Altere o valor da chave “Logevent” 0 para desabilitar ou 1 para habilitar.
Prontinho. Sistema alterado. Para você visualizar o arquivo de log acesse:
Clique com botão direito em “Meu Computador” à “gerenciar”
Navegue até a opção “sistema” conforme imagem abaixo:
Aqui estão todos os logs de sistema gravados pelo computador, “aviso”, “informação” e “erro”.  Aí é só analisar para corrigir o problema. Bem mais fácil com ferramentas nas mãos certo! Seu computador não irá reiniciar mais com algum tipo de erro não identificado. Bom espero que tenham gostado. Porque eu sou usuário, mas sou avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.