WELCOME...

Sejam todos bem vindo ao novo blog que será um sucesso e sensação para todos da área de TI. Garanto que até os mais experientes ficarão surpresos e gostarão da novidade.
Este Blog é destinado aqueles usuários domésticos ou profissionais de TI que sempre tem uma duvidazinha sobre um assunto qualquer, sabe que é fácil de solucionar, mas passa horas procurando a solução... rsrsrs... Coisas do mundo da informática. Enfim, sejam todos bem vindos, porque eu sou usuário, mas sou avançado!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alterar ordem de boot - Windows 7 x Ubuntu 10.10

Muitos de vocês devem se perguntar como alterar a ordem que o setor bootable da sua máquina não é ? Bom logo abaixo vai a resposta. Mas porque alterar a ordem do boot ? E o que é boot ?

Certo, respostas simples mas para alguns usuários pode significar muito.

Primeiro: Boot é o termo em inglês para o processo de inicialização de um computador. Quando ligamos a máquina (PC), o sistema operacional é carregado e o boot é responsável por iniciar um conjunto de instruções que inicia o sistema. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Boot).
E porque alterar a ordem? Bom simples, teoricamente para se alterar a ordem do boot é necessário ter dois S.O. diferentes instalados. No meu caso tenho Windows 7 e o Ubuntu10. O caso é que instalei o Ubuntu após a instalação do Win 7, logo o gerenciador de boot é o GRUB do Ubuntu, que no caso escolhe por padrão o ultimo sistema instalado, o Ubuntu para iniciar. O problema é que o computador não é somente de meu uso pessoal e com isso na inicialização é necessário alterar o S.O. que será iniciado. Veremos abaixo na prática para identificar melhor.

Neste post ensinarei como alterar a ordem do boot de um computador com “dual boot”(dois processos de inicialização), normalmente usado com dois sistemas operacionais diferentes. Para isso devemos ter o seguinte cenário:

-        Instalado o Windows (no meu caso o Windows 7);
-        Instalado o Ubuntu 10.10

Obs.: Os sistemas acima foram instalados nessa ordem.

Vamos ao que interessa. Tendo em vista que instalamos o Windows 7 e logo após o Ubuntu 10, então teremos algo parecido com a imagem a seguir na inicilização do computador:


Sendo que:


Bom já que o GRUB está gerenciando o boot, vamos inicializar o S.O. Ubuntu, que é a opção padrão de inicilização (0).

Após entrar no SO teremos que alterar um arquivo chamado “grub.cfg” que fica por padrão em: /boot/grub/ e não mais o “menu.lst” como os antigos e que ficavam na mesma pasta.

Atenção para este procedimento você precisa ser o root do sistema!

Abra um terminal  aplicativos → acessórios → terminal

digite o seguinte comando:

Para entrar como root:

$sudo -i

“digite sua senha”

Caso você não seja administrador do computador digite:
$su -
“usuário”
“senha”

Para fazer um backup do arquivo “grub.cfg” digite o seguinte comando:

$cp /boot/grub/grub.cfg /boot/grub/grub_bkp.cfg

Agora para editar o arquivo:

gedit /boot/grub/grub.cfg

Deverá abrir o arquivo como o modelo abaixo, o que necessitamos é alterar a linha "set default":


Vamos alterar o valor "0" para "4" conforme orientado na imagem 2

Se quiser também podemos alterar o valor padrão de segundos para o sistema iniciar automaticamente, para isso procure a linha "set timeout=xx".

Bom simples não! Salve o arquivo e reinicie o SO. Por padrão o boot deve iniciar dessa forma:



É isso pessoal, espero que tenham gostado. Porque sou usuário mas sou avançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.