WELCOME...

Sejam todos bem vindo ao novo blog que será um sucesso e sensação para todos da área de TI. Garanto que até os mais experientes ficarão surpresos e gostarão da novidade.
Este Blog é destinado aqueles usuários domésticos ou profissionais de TI que sempre tem uma duvidazinha sobre um assunto qualquer, sabe que é fácil de solucionar, mas passa horas procurando a solução... rsrsrs... Coisas do mundo da informática. Enfim, sejam todos bem vindos, porque eu sou usuário, mas sou avançado!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Alterar configuração de controle de conta de usuário - UAC

Iai galera, olha eu aqui de novo com mais uma dica pra usuário avançado nenhum botar defeito. Rsrs.
Bom estou aqui para ajudar alguns usuários que usam Windows 7 e/ou Vista no conforto do seu lar e instalam programas de 3º para assitir TV – por exemplo. Bom e qual o problema? Nenhum, na verdade existem bons aplicativos para isso disponíveis na rede. O fato é que para alguns o controle de acesso de usuário – UAC já passou dos limites em questão de solicitar a confirmação para executar certos programas, comandos, etc.
Hm, mas isso é fácil de resolver, existem diversos “posts” na net informando como se faz! Aí que eu entro com uma novidade, bom não tão nova assim, mas bem peculiar e pouco usado, principalmente da forma correta - POLITICA de SEGURANÇA – “secpol.msc”
Bom vamos supor a seguinte situação/cenário, você é o administrador da máquina, porém outros usuários usam a mesma máquina que você. O caso é que você é adminitrador local da estação e outros usuários, somente usuários comuns. Caso você necessite ser o administrador e outros usuários, somente usuários, não há Cristo no mundo que faça configurações no Controle de Conta de Usuário e de a permissão necessária para usuários acessar o sistema. Vejamos a imagem abaixo para tentar ser mais específico:

Por exemplo, no meu computador existem 2 usuários relevantes:
Eduardo = Eu, administrador do computador
Daniela = Esposa, usuário comum.
Bom eu consigo acessar o que quiser e alterar também, mas minha mulher para acessar o sistema em questão – TV – precisaria ser administrador, caso contrario irá aparecer a imagem abaixo solicitando senha de administrador ou a minha.


 Isso ocorre porque a configuração por padrão do Controle de Conta de Usuário – UAC fica configurada da seguinte forma para usuários do grupo "usuário":
  
Quando deveria ser:

Bom mas então como alterar essa opção, sem ter que associar o usuário ao grupo de administrador ?
É aí que entra o secpol.msc . Vamos ao menu iniciar e digite secpol.msc.
Navegue no painel da esquerda em:
Diretivas locais à Opções de segurança à Controle de conta de usuário: executar todos os administradores no Modo de aprovação de administrador:


Por padrão essa opção vem habilitada. De dois cliques na diretiva e desabilite a mesma:


Clique em aplicar – OK. Será necessário reiniciar a máquina. Pronto, pode testar o programa que quiser com o usuário no grupo usuário que adeus solicitação de confirmação.
Boa né ?! Até a próxima pessoal, porque eu sou usuário, mas sou avançado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.