WELCOME...

Sejam todos bem vindo ao novo blog que será um sucesso e sensação para todos da área de TI. Garanto que até os mais experientes ficarão surpresos e gostarão da novidade.
Este Blog é destinado aqueles usuários domésticos ou profissionais de TI que sempre tem uma duvidazinha sobre um assunto qualquer, sabe que é fácil de solucionar, mas passa horas procurando a solução... rsrsrs... Coisas do mundo da informática. Enfim, sejam todos bem vindos, porque eu sou usuário, mas sou avançado!

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Erro no Nagios!

Olá blogueiros de plantão. Cá estou novamente com uma dica muito bacana para ser aplicada em quem usa o Nagios.
Como sabemos o Nagios é um sistema desenvolvido em linguagem aberta que roda em cima de Linux e serve para monitorar recursos de computadores, rede, etc. Bom onde eu trabalho essa é uma das ferramentas que uso e por isso venho aqui postar uma dica onde tive um problema e muito esforço para resolver este problema. Espero que seja útil. Vamos lá, alguém aqui já se deparou com uma mensagem de erro no Nagios ao monitorar um servidor e a seguinte mensagem é exibida? Segue:
Para quem já se viu nessa situação um truque simples pode solucionar o problema. Obs.: Esse erro deve ser apresentado em uma máquina Windows.

Passo 1
Entre na máquina cujo o erro está sendo exibido pelo Nagios
Passo 2
Depois de logado na máquina execute o seguinte comando:
Typeperf –qx



A saída deverá ser algo parecido com a imagem acima.
Após verificar e analisar o comando acima e seu resultado, execute a seguinte linha:

Após essa execução, reinicie o serviço do Nagios:


Pronto agora é só verificar se o serviço voltou a ser monitorado corretamente!

Bom, espero que tenha ajudado. Até a próxima pessoal, porque eu sou usuário, mas sou avançado!

Computador reiniciando sozinho?

Iai pessoal boa noite, como vão... Estou aqui novamente com uma dica muito legal sobre Windows para vocês que são usuários avançados. Algumas pessoas (eu por exemplo), já se pegaram em uma situação , no mínimo, engraçada de ver seu computador reiniciando sozinho com um erro do Windows certo?! Bom sei que sim. Para quem ainda não fez parte desse grupo peculiar, vale a dica também. Bom todos nós já sabemos que o Windows é um ótimo sistema operacional, isso sem dúvida alguma, porém em certas ocasiões deixa a gente de calças curtas, seja por um problema de hardware ou software, o sistema decide simplesmente reiniciar, e o pior, sem nenhum pudor, não dá a mínima para enviar uma mensagem dizendo qual o motivo do seu “crash”!
Bom para essas circunstâncias que posto agora uma dica que pode vir a ajudar e muito!
Caso seu computardor esteja em situação duvidosa e reiniciando por alguma razão, você pode alterar uma opção no registro ou mesmo em “propriedades do sistema”. Vamos ao passo a passo.
Obs.: Esse post foi feito em cima de um Windows 7. Para outras versões de Windows, creio que o processo seja similar ou até mesmo idêntico.
Alterando configurações via janela:
Clique com botão direito em “meu computador” à “propriedades” à guia “avançado”
Clique em “configurações” do campo “Inicialiação e Recuperação”

Agora desmarque a opção “Reiniciar automáticamente” e marque a opção “Gravar um evento de log no sistema”
Pronto. Alteração efetuada. Caso ocorra algum erro no seu sistema, você poderá verificar nos logs de sistema se há algo relacionado à hardware ou software, como um erro inesperado, etc. Vale lembrar que o S.O. não irá reiniciar automaticamente e para isso você precisará verificar os logs com mais frequencia. Na verdade esta dica é muito mais útil para ser feita, caso haja algum problema com seu computador, assim você não ficará de mãos atadas.
Bom vamos ao modo número 2:
Clique em “iniciar” à digite “regedit.exe” na caixa de dialogo e pressione “enter”
Navegue até a seguinte chave:
Hkey_Local_Machine\System\CurrentControlSet\Control\CrashControl
Altere o valor da chave “AutoReboot” 0 para desabilitar ou 1 para habilitar.
Para alterar opções dos logs:
Altere o valor da chave “Logevent” 0 para desabilitar ou 1 para habilitar.
Prontinho. Sistema alterado. Para você visualizar o arquivo de log acesse:
Clique com botão direito em “Meu Computador” à “gerenciar”
Navegue até a opção “sistema” conforme imagem abaixo:
Aqui estão todos os logs de sistema gravados pelo computador, “aviso”, “informação” e “erro”.  Aí é só analisar para corrigir o problema. Bem mais fácil com ferramentas nas mãos certo! Seu computador não irá reiniciar mais com algum tipo de erro não identificado. Bom espero que tenham gostado. Porque eu sou usuário, mas sou avançado.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Criar conta No-Reply no Exchange.

Iaiii galera do blog.. Estou aqui novamente para tentar passar mais um conhecimento. Para uns mais fácil, para outros mais difícil, enfim diferente para a maioria com certeza.
Bom vamos lá. Este post refere-se ao Exchange 2007. Quem já se pegou em um beco sem saída para criar uma conta “no-reply” (não responda) como e-mail!? Tenho que dizer que este foi um dos labs mais fáceis que montei e segue o processo para criar a conta em questão:

Primeiro imagine que para isso os blogueiros tenham em mãos um AD configurado e funcionando e um servidor de e-mail Exchange 2007. Primeira etapa criar uma conta no AD.

Notem que apaguei a maioria dos nomes da minha árvore, mas isso somente para não comprometer a confiabilidade do AD da empresa onde trabalho. Afinal né, vai saber!
Para criar o usuário é simples basta clicar com botão direito na OU escolhida para criar o usuário(eu criarei na OU “user”), vá até a opção “new” logo após “user”.

Depois preencha os campos mandatórios:


Avança



Defina a senha e escolha as opções de senha. Avança à concluir.

Até ai simples.


Altere as configurações do usuário. De um clique duplo no usuário que você acaba de criar.

Agora que a conta do usuário já está criada abra a console de gerenciamento do Exchange 2007

Siga as etapas:


Bom agora que a conta já está criada vamos testar a mesma. Para isso vou acessar o OWA – Outlook Web Access com a conta no-reply que acabamos de criar e enviar um e-mail para mim mesmo, então vou responder esta mensagem:


Clique em Ok


Clique em enviar


Imagem acima mostra a mensagem recebida agora responda essa mensagem

Mensagem recebida por no-reply com sucesso.

Agora vamos ao que mais importa, criar a regra no-reply!

Na console de gerenciamento do Exchange abra a guia “hub transport” em “Organization Configuration” e clique em “New Transport Rule”:


De um nome para regra, insira um comentário e habilite a mesma:


Clique em avançar.

Na tela seguinte marque a opção indicada, que significa:

“Quando qualquer destinatário no campo “para” for "no-reply”

Etapa 1 – selecione condição
Etapa 2 – escolha o usuário – no nosso caso “no-reply”


Avance e escolha a opção na tela seguinte:

“Enviar mensagem ao remetente com o código de status avançado” Ou seja, responder automaticamente quem me enviou o e-mail. O legal aí é que você pode customizar a mensagem e até mesmo o código.

Avance e não crie exceções.





Finish.

Bom vamos testar ?!

Abra o OWA e envie novamente um e-mail com a conta no-reply

Agora responda essa mensagem:

Pronto está aí a resposta automática:


Lembrem-se, a customização não para, da pra fazer muito mais ok.
Bom, simples não! Até a próxima pessoal. Porque eu sou usuário, mas sou avançado.



DICA MUITO ÚTIL PARA USUÁRIOS DE WINDOWS 7!

Caros colegas de blog, boa tarde.

Estou aqui novamente para dar uma dica muito útil passada por um colega de trabalho - Cleber - VLW CLEBÃOO... hhaushauhs...

Bom pra quem usa Windows 7, todos já devem saber que o SP1 do mesmo já está disponível para download.

Pra quem ainda não atualizou segue o link oficial em português:
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c3202ce6-4056-4059-8a1b-3a9b77cdfdda&displayLang=pt-br

E aí vai uma dica valiosaaaa... principalmente para quem necessita de espaço em disco ! Logo após a instalação o SP1 do 7 rode o seguinte comando:

iniciar --> "cmd"

dentro do terminal digite:

dism /online /cleanup-image /spsuperseded

Ele libera os temporários que foram usados na instalação, em alguns casos chega a liberar mais de 3 GB.
Bom é isso ai galera... Nos vemos na próxima... Até mais.. porque sou usuário, mas sou avançado!

Alterar configuração de controle de conta de usuário - UAC

Iai galera, olha eu aqui de novo com mais uma dica pra usuário avançado nenhum botar defeito. Rsrs.
Bom estou aqui para ajudar alguns usuários que usam Windows 7 e/ou Vista no conforto do seu lar e instalam programas de 3º para assitir TV – por exemplo. Bom e qual o problema? Nenhum, na verdade existem bons aplicativos para isso disponíveis na rede. O fato é que para alguns o controle de acesso de usuário – UAC já passou dos limites em questão de solicitar a confirmação para executar certos programas, comandos, etc.
Hm, mas isso é fácil de resolver, existem diversos “posts” na net informando como se faz! Aí que eu entro com uma novidade, bom não tão nova assim, mas bem peculiar e pouco usado, principalmente da forma correta - POLITICA de SEGURANÇA – “secpol.msc”
Bom vamos supor a seguinte situação/cenário, você é o administrador da máquina, porém outros usuários usam a mesma máquina que você. O caso é que você é adminitrador local da estação e outros usuários, somente usuários comuns. Caso você necessite ser o administrador e outros usuários, somente usuários, não há Cristo no mundo que faça configurações no Controle de Conta de Usuário e de a permissão necessária para usuários acessar o sistema. Vejamos a imagem abaixo para tentar ser mais específico:

Por exemplo, no meu computador existem 2 usuários relevantes:
Eduardo = Eu, administrador do computador
Daniela = Esposa, usuário comum.
Bom eu consigo acessar o que quiser e alterar também, mas minha mulher para acessar o sistema em questão – TV – precisaria ser administrador, caso contrario irá aparecer a imagem abaixo solicitando senha de administrador ou a minha.


 Isso ocorre porque a configuração por padrão do Controle de Conta de Usuário – UAC fica configurada da seguinte forma para usuários do grupo "usuário":
  
Quando deveria ser:

Bom mas então como alterar essa opção, sem ter que associar o usuário ao grupo de administrador ?
É aí que entra o secpol.msc . Vamos ao menu iniciar e digite secpol.msc.
Navegue no painel da esquerda em:
Diretivas locais à Opções de segurança à Controle de conta de usuário: executar todos os administradores no Modo de aprovação de administrador:


Por padrão essa opção vem habilitada. De dois cliques na diretiva e desabilite a mesma:


Clique em aplicar – OK. Será necessário reiniciar a máquina. Pronto, pode testar o programa que quiser com o usuário no grupo usuário que adeus solicitação de confirmação.
Boa né ?! Até a próxima pessoal, porque eu sou usuário, mas sou avançado!


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Identificar o usuário que está logado em uma estação.

Olá companheiros. Estou aqui novamente, para postar uma curiosidade que veio à minha cabeça quando estava vindo trabalhar.
Quantos de vocês já se pegaram em um dilema quando necessitam saber qual o usuário está logado em uma estação qualquer de trabalho???? Garanto que muitos se encontraram nessa situação. E como fazer para descobrir sem derrubar a sessão do usuário? Como Verificar se o mesmo está em atividade ou não? Enfim seja por qualquer que seja o motivo ai vai uma dica muito útil, que particularmente, só encontrei em forums em inglês.. :S

No Windows ( somente efetuei testes em XP ou posterior), existe dois comandos nativos que efetuam essa verificação sem que seja necessário a instalação de nenhum programa de 3º.

São eles:
- qwinsta
- rwinsta

Obs.: Para maiores informações exdcutar o comando seguido de /?

O comando "qwinsta" verifica qual o usuário que está logado na sessão. Por exemplo abra um terminal em sua máquina e execute o comando "qwinsta"


Logo que o comando é executado é mostrado a seguinte saída:

c:\> qwinsta
Tipo de sessão: "Sessionname" - Console
Nome do usuário que está logado na sessão: "username" - userbackup
ID da sessão do usuário: "ID" - 0
Estado da sessão: "State" - Ativo

Bom isso é o mais importante e o que mais interessa nesse comando, agora você deve estar se perguntando, mas isso é na máquina local!? Bom, este comando mostra outras saídas, para verificar mais opções veja: "qwinsta /?", porém conforme havia prometido, para verificar uma máquina remota execute o comando da seguinte forma:

qwinsta /server:nome/ip_do_servidor

Por ex.:


Na imagem acima executei o comando em uma estação remota:

"qwinsta /server:10.1.1.5"

A saída é parecida com a anterior, porém mostra o usuário logado na sessão, nesse caso "adminsitrator" com o ID de sessão 3.

Bom sabendo essa informação fica mais fácil de saber qual ação tomar. Se for necessário poderá resetar a sessão, com o comando rwinsta, da seguinte forma:



"rwinsta 3 /server:10.1.1.5"

O comando acima informa:

rwinsta - reset de sessão
3 - número da sessão (conforme mostrado acima)
/server:- parametro para informar que é uma estação remota
10.1.1.5 - informa o ip da estação.

Bom é isso. Fácil né !! Usuário que estava logado foi derrubado :D

Para constar execute novamente
qwinsta /server:10.1.1.5



Nos vemos na próxima. Porque eu sou usuário, mas sou avançado!

Alterar ordem de boot - Windows 7 x Ubuntu 10.10

Muitos de vocês devem se perguntar como alterar a ordem que o setor bootable da sua máquina não é ? Bom logo abaixo vai a resposta. Mas porque alterar a ordem do boot ? E o que é boot ?

Certo, respostas simples mas para alguns usuários pode significar muito.

Primeiro: Boot é o termo em inglês para o processo de inicialização de um computador. Quando ligamos a máquina (PC), o sistema operacional é carregado e o boot é responsável por iniciar um conjunto de instruções que inicia o sistema. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Boot).
E porque alterar a ordem? Bom simples, teoricamente para se alterar a ordem do boot é necessário ter dois S.O. diferentes instalados. No meu caso tenho Windows 7 e o Ubuntu10. O caso é que instalei o Ubuntu após a instalação do Win 7, logo o gerenciador de boot é o GRUB do Ubuntu, que no caso escolhe por padrão o ultimo sistema instalado, o Ubuntu para iniciar. O problema é que o computador não é somente de meu uso pessoal e com isso na inicialização é necessário alterar o S.O. que será iniciado. Veremos abaixo na prática para identificar melhor.

Neste post ensinarei como alterar a ordem do boot de um computador com “dual boot”(dois processos de inicialização), normalmente usado com dois sistemas operacionais diferentes. Para isso devemos ter o seguinte cenário:

-        Instalado o Windows (no meu caso o Windows 7);
-        Instalado o Ubuntu 10.10

Obs.: Os sistemas acima foram instalados nessa ordem.

Vamos ao que interessa. Tendo em vista que instalamos o Windows 7 e logo após o Ubuntu 10, então teremos algo parecido com a imagem a seguir na inicilização do computador:


Sendo que:


Bom já que o GRUB está gerenciando o boot, vamos inicializar o S.O. Ubuntu, que é a opção padrão de inicilização (0).

Após entrar no SO teremos que alterar um arquivo chamado “grub.cfg” que fica por padrão em: /boot/grub/ e não mais o “menu.lst” como os antigos e que ficavam na mesma pasta.

Atenção para este procedimento você precisa ser o root do sistema!

Abra um terminal  aplicativos → acessórios → terminal

digite o seguinte comando:

Para entrar como root:

$sudo -i

“digite sua senha”

Caso você não seja administrador do computador digite:
$su -
“usuário”
“senha”

Para fazer um backup do arquivo “grub.cfg” digite o seguinte comando:

$cp /boot/grub/grub.cfg /boot/grub/grub_bkp.cfg

Agora para editar o arquivo:

gedit /boot/grub/grub.cfg

Deverá abrir o arquivo como o modelo abaixo, o que necessitamos é alterar a linha "set default":


Vamos alterar o valor "0" para "4" conforme orientado na imagem 2

Se quiser também podemos alterar o valor padrão de segundos para o sistema iniciar automaticamente, para isso procure a linha "set timeout=xx".

Bom simples não! Salve o arquivo e reinicie o SO. Por padrão o boot deve iniciar dessa forma:



É isso pessoal, espero que tenham gostado. Porque sou usuário mas sou avançado.